Translate

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Faça você mesma: Cuca Alemã

Pra quem nunca ouviu falar de CUCA, já de antemão não é aquela Cuca das histórias de Monteiro Lobato!!rsrs O nome é uma adaptação da palavra alemã kuchen, que significa bolo, e dizem que a receita de cuca como conhecemos no pampa gaúcho surgiu de uma adaptação que os imigrantes alemães foram obrigados a fazer, substituindo ingredientes que não existiam no Brasil no final do século XIX. Cuca para os gaúchos descendentes de alemães é um pão doce com recheio e cobertura de farofa
 E hoje acordei com o espírito de gaúcha tchê, e resolvi fazer uma cuca que aprendi com uma amiga minha. É uma receita muito simples de fazer e fica MUITOOO BOMM!! Vamos comigo viajar pelo mundo dos sabores!! Símbora !? ;)

Para fazer vc vai precisar de :


1 sachê de fermento seco para pães  
2 xícaras (chá) de leite morno 
5  colheres  (sopa) de açúcar 
1/2 xícara (chá) de óleo ou margarina 
1 colher (sopa) de sal 
2 ovos inteiro 
500 g de trigo 

Farofa

1 xícara de açúcar 
1/2 xícara de farinha de trigo 
1 ou 2 colheres de margarina ou manteiga 
Mistura tudo com a mão. 
Passar um ovo batido sobre a cuca para fixar a farofa.  

Modo de Preparo 

Em um recipiente coloque o leite(morno), fermento, açúcar, óleo, sal e os ovos e bata tudo por aproximadamente 10 minutos. Acrescente o trigo ate a massa se desgrudar, a massa deve fica macia e sem grudar nas mãos.
Deixe a massa descansar por 40 minutos. Passado o tempo de descanso, em uma mesa previamente limpa, ´´jogar ´´ delicadamente um punhado de farinha, e esticar a massa. A massa deve ficar BEM esticada, com o auxílio de uma espátula adicionar o recheio de sua preferência. Eu coloquei geléia de morango, e goiabada. Você pode colocar brigadeiro, purê de bananas, morangos, Nutella.... Com as mãos colocar a farofa sobre a cuca, apertando de maneira a fixar a farofa.( Não esqueça de pincelar ovo batido antes, desse modo a farofa vai aderir a cuca).
E por ultimo feche a Cuca enrolando, como um rocambole, coloque em uma forma de pão. Asse  a uma temperatura de 250 ºC até dourar(aproximadamente 30 minutos).  

Rende 3 cucas grandes!! Olha o resultado !!Vai dizer que não ficou com água na boca???

  

A cuca cortada:
 

Gostaram??? Que tal fazer aquela surpresa pra quem você gosta?? E oferecer uma cuca dessas??? Aposto que a pessoa vai adorar, além de se sentir muito querida!! 

Espero que vocês façam essa receita e surpreenda !! ;)

Um beijo cheio de açucar!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário